NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Oficina de cosméticos naturais mobiliza mulheres na Região 3 do Paraopeba

Atividade contou com a participação das comissões do Shopping da Minhoca e da Zona Rural de Paraopeba

Na última terça-feira, 19, um grupo de mulheres de Caetanópolis e Paraopeba se reuniu na Flona – Floresta Nacional de Paraopeba (Horto) para uma oficina sobre cosméticos naturais. Neste encontro, realizado em parceria com o Grupo Fulô da Agroecologia, as mulheres trocaram saberes, histórias e afetos, na construção de um conhecimento que estimule o autocuidado, a relação com a natureza, além de possibilitar novas formas de geração de renda e coletividade – algo fundamental na busca pela justa reparação. 

A partir do contato com plantas e ervas, da experiência com aromas e essências, as participantes aprenderam a fazer sabonetes, máscaras faciais, repelentes, desodorantes, entre outros itens. “A oficina foi pensada com uma metodologia em que as pessoas pudessem participar e fazer receitas naturais, com coisas que elas têm em casa. A ideia foi buscar por essas receitas, como um saber passado entre gerações, com uma finalidade estética e também terapêutica”, descreveu a Técnica em Meio Ambiente e uma das responsáveis pela oficina, Amanda Figueiredo.

Encontro foi parceria entre Nacab e Grupo Fulô da Agroecologia

Muito da atividade teve a ver com ensinar sobre as qualidades e propriedades que existem na natureza, como destacou Edilene da Veiga, moradora da Zona Rural de Paraopeba. “Muita coisa que a gente não sabe a gente ficou sabendo, o efeito de cada coisa, que pode passar do limite e talvez dar alguma reação. Aprendemos que tudo tem que ser na quantidade certa. Podia repetir mais vezes, só tenho que elogiar, e quero tentar fazer o repelente e o sabonete também”. 

Fruto de um grupo de trabalho da ATI Paraopeba Nacab direcionado a pensar a vida e os danos sofridos pelas mulheres da região 3, a iniciativa buscou acolher, promover uma experiência e construir um ambiente em que as mulheres pudessem ter conforto e participação ativa. “Quando o homem está na reunião, a fala dele tem uma autoridade maior na nossa presença e das crianças. Com a reunião desse conjunto de mulheres, acho que facilita muito pra gente expandir a mente para o conhecimento, para querer uma ajuda ou desenvolver melhor nessa situação do sexo feminino se empoderar e ser mais ativo”, concluiu Magda Gabriela Moreira, do Shopping da Minhoca.

Atividade pautou propriedades e recursos da natureza

A Oficina de Cosméticos Naturais contou com o apoio da Flona, na cessão do espaço, e com atividades para as crianças, como trilha ecológica, ciranda, desenho e pintura com tintas do solo. Assim, as mães, tias, avós, irmãs e responsáveis puderam se dedicar ao aprendizado, enquanto as pequenas e pequenos se divertiam – demonstrando o cuidado e a atenção da ATI Paraopeba Nacab com as mulheres da região 3.

Oficina aconteceu na Flona – Floresta Nacional de Paraopeba (Horto)

Categorias de conteúdo