NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Oportunidade para pessoas atingidas: Curso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Estão abertas vagas para nova turma, com inscrições gratuitas até 22 de agosto e início em setembro

Curso “Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação” é oferecido gratuitamente a pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. As inscrições ficam abertas até o dia 22 de agosto de 2022. As aulas serão a distância e têm início previsto para 12 de setembro. 

A iniciativa é oferecida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (AVABRUM).

O objetivo é contribuir com o fomento da geração de trabalho, renda e emprego em Brumadinho e demais cidades da bacia do Rio Paraopeba atingidas pelo desastre-crime do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão em 2019. Os recursos para o projeto são fruto de Ação Civil Pública, provenientes da multa paga pela Vale S/A. 

Mais sobre o curso

A capacitação tem carga horária de 60 horas, distribuídas em 12 semanas, com certificado digital a quem cumprir no mínimo 75% da carga horária e obter aprovação no curso. 

CONTEÚDO: noções básicas de tecnologias digitais; leitura crítica de textos; gestão de tempo e recursos; produção de recursos audiovisuais e desenvolvimento de competências para o trabalho. 

QUEM PODE PARTICIPAR: pessoas atingidas pelo crime da Vale; pessoas residentes em Brumadinho e cidades da Bacia do Rio Paraopeba. 

VAGAS: o Edital oferece 1200 vagas no período de 2021 até janeiro de 2024. Elas são distribuídas em seis turmas, de 200 alunos cada. A oferta atual é para abertura da terceira turma, com 200 vagas.

INSCRIÇÕES: devem ser feitas por preenchimento e envio de formulário eletrônico, até o dia 22 de agosto. 

Municípios atingidos considerados pelo Edital

Belo Vale; Betim; Bonfim; Brumadinho; Cachoeira da Prata; Caetanópolis; Casa Grande; Congonhas; Conselheiro Lafaiete; Contagem; Cristiano Otoni; Crucilândia; Curvelo; Desterro de Entre Rios; Entre Rios de Minas; Esmeraldas; Felixlândia; Florestal; Fortuna de Minas; Ibirité; Igarapé; Inhaúma; Itatiaiuçu; Itaúna; Itaverava; Jeceaba; Juatuba; Lagoa Dourada; Maravilhas; Mario Campos; Mateus Leme; Moeda; Ouro Branco; Ouro Preto; Papagaios; Pará de Minas; Paraopeba; Pequi; Piedade dos Gerais; Pompéu; Queluzito; Resende Costa; Rio Manso; São Brás do Suaçuí; São Joaquim de Bicas; São José da Varginha; Sarzedo; Sete Lagoas. Além dos municípios Abaeté, Biquinhas, Morada Nova de Minas, Paineiras, São Gonçalo do Abaeté, Três Marias.

Texto: Marcos Oliveira 
Edição: Brígida Alvim

Categorias de conteúdo