NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Pessoas atingidas buscam fortalecer a organização popular por meio de associativismo 

Desde o segundo semestre de 2022, reuniões e iniciativas contribuem para a mobilização de grupos e o surgimento de associações na Região 3 da bacia do Paraopeba

Entendendo a importância da organização popular por meio do associativismo, as pessoas atingidas da região de Caetanópolis e Paraopeba solicitaram formações sobre o tema.  A ATI Paraopeba Nacab tem auxiliado neste processo, organizando e apresentando conteúdos sobre formas de organização social existentes, no contexto local, regional e nacional; trabalhando os conceitos de associativismo e cooperativismo e, ainda, auxiliando na escrita participativa do estatuto das associações. 

Até o momento, três coletivos estão participando dessas formações: o Terreiro de Umbanda Oxóssi Sultão das Matas, no Quilombo da Pontinha; a Aldeia das Folhas – Tenda Pai Julião das Almas, em Paraopeba; e o Shopping da Minhoca, comércio de itens de pesca e iscas vivas, localizado às margens da BR-040, entre Sete Lagoas e Caetanópolis. 

Trabalhadores do Shopping da Minhoca, em Caetanópolis, criaram associação para formalizar a luta por direitos

“A expectativa com a formalização das associações é que as comunidades possam ter uma credibilidade maior ao pleitear o acesso a direitos e a políticas públicas, na conquista de doações e implementação de projetos socioambientais ou relacionados a direitos humanos, contribuindo para fortalecer a organização social de cada comunidade e localidade, concluiu Pedro Dias, coordenador de escritório de campo do Nacab.

Povos e Comunidades Tradicionais organizados

As formações para o associativismo têm um papel relevante também na luta por visibilidade e no reconhecimento dos direitos dos povos de terreiro e Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs). 

Pai Tozinho, do Aldeia das Folhas – Tenda Pai Julião das Almas, em Paraopeba, acredita no poder do associativismo para garantir representatividade junto às Instituições de Justiça

Queremos ter voz junto às autoridades e Instituições de Justiça, para que possam entender que somos atingidos. Esse trabalho tem sido de extrema importância e estamos muito esperançosos com as oficinas e a construção do estatuto, para que possamos regularizar nossas atividades, documentar tudo e ter força política na reparação do crime da Vale, reforçou Pai Tozinho, da Aldeia das Folhas Tenda Pai Julião das Almas, em Paraopeba. 

Em 08 de fevereiro de 2023, trabalhadoras e trabalhadores se reuniram para o lançamento da Associação das Extrativistas e Mestres de Ofício do Shopping da Minhoca. 

“As formações foram bem aceitas por nós do Shopping da Minhoca, pois nos instruíram e nos ajudaram em várias demandas, especialmente na criação da associação, um marco para gente, porque nos resguarda de várias coisas, até na reparação. Criamos um estatuto que nos dá a segurança para divulgar o trabalho, beneficiando desde extrativistas a mestres de ofício”, afirmou Marilei Alves, presidenta da Associação do Shopping da Minhoca. 

2022-12-07 - Encontro de Povos e Comunidades Tradicionais de Paraopeba e Caetanópolis

Matéria e fotos: Marcos Oliveira 
Edição: Leonardo Dupin e Raul Gondim 

Categorias de conteúdo