NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Pessoas atingidas cobram controle social e reparação na Câmara de Esmeraldas

Foi debatida a criação de um fórum permanente para acompanhar a implementação do anexo 1.3 do Acordo Judicial de Reparação, que trata de políticas públicas para a bacia do Paraopeba

Na última terça-feira, 10 de maio, representantes de Esmeraldas das comissões de atingidos pelo desastre-crime da Vale participaram de uma reunião na Câmara Municipal do município.

O evento, solicitado pelas comissões, serviu para promover o diálogo entre as pessoas atingidas e o poder legislativo municipal, por meio de integrantes da sua mesa diretora e procuradoria geral. O encontro foi acompanhado também pela Assessoria Técnica Independente (ATI) Paraopeba Nacab, que assessora as comunidades. 

A pauta principal da reunião foi o controle social do anexo 1.3 do Acordo Judicial de Reparação, que prevê projetos para o desenvolvimento de políticas públicas nos municípios atingidos pelo rompimento da Mina Córrego do Feijão.

Foi cobrado do legislativo municipal que ele atue no seu papel de fiscalizador, acompanhando o emprego dos recursos para esses projetos. Também foi proposta a criação um fórum permanente entre os poderes públicos locais e as comissões de atingidos, destinado a fazer esse acompanhamento. 

As falas dos representantes das pessoas atingidas de Esmeraldas – Hélia Baeça, Patrícia Passarela e Tiago Silveira – trouxeram fortes relatos sobre os danos causados pelo rompimento da barragem e seus agravamentos após as enchentes de 2020 e 2022. 

Acompanhe o material produzido pelo Nacab sobre o agravamento dos danos provocados pelas enchentes em Esmeradas

Dentro ainda do tema das enchentes, os representantes das comissões informaram ao legislativo sobre a execução do Pacote de Resposta Rápida, também previsto no acordo e que, dentre outras ações, prevê a limpeza de casas e terrenos atingidos pelos rejeitos trazidos pelas cheias. 

Comissão Especial de Acompanhamento

Na reunião, a Câmara Municipal propôs a criação de uma Comissão Especial, por tempo indeterminado, para acompanhamento de todos os projetos ligados ao processo de reparação, com participação e garantia de fala das pessoas atingidas. O projeto de resolução foi apresentado pela procuradora geral Liliane Rodrigues de Oliveira Noacco (confira aqui). 

A presidenta da Câmara Municipal, Vânia Teixeira da Rocha, ressaltou que é preciso visitar as comunidades para entender o sofrimento que as pessoas atingidas estão vivendo no dia-dia. Afirmou, por fim, que o compromisso do Legislativo de Esmeraldas é com o atendimento aos pleitos das comunidades e pela transparência na utilização dos recursos empregados. 

A necessidade de conhecer presencialmente a realidade das comunidades também foi destacada pela procuradora-geral Liliane. Ela ainda afirmou que o poder público deve se preparar para o enfrentamento dos desastres socioambientais. 

Texto: Caio Rodrigues e Marcio Martins 
Fotos: Caio Rodrigues 
Edição: Leonardo Dupin e Raul Gondim 

Categorias de conteúdo