NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

População atingida da Região 3 recebe formação sobre saneamento ecológico

O curso aconteceu no município de Pequi e reuniu moradores de Soledade, Pindaíbas, Campos e do Assentamento Roseli Nunes

Entre os dias 13 e 17 de março, nove pessoas atingidas pelo desastre-crime da Vale, incluindo produtores rurais de Pequi e pessoas das comunidades de Campos, Pindaíbas, Soledade e do Assentamento Roseli Nunes, participaram de um curso de construção de Tanques de Evapotranspiração (TEvap). Os TEvap são uma tecnologia social para tratamento sustentável de esgoto, que não produz lodo e substitui o uso de fossas sépticas tradicionais no meio rural 

A formação foi ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Nacab, que apoiou com a mobilização da atividade e com discussões sobre água e saneamento básico no âmbito da reparação. O curso foi realizado na comunidade Pindaíbas, munícipio de Pequi, e teve como objetivo capacitar as pessoas atingidas na temática do saneamento rural, principalmente no que diz respeito ao tratamento e reuso do esgoto, promovendo a saúde e a qualidade de vida da comunidade. 

Curso de construção de Tanques de Evapotranspiração (TEvap) na comunidade de Pindaíbas, município de Pequi.

Segundo o instrutor do Senar e analista do Nacab, Hérksson Mota: “o curso vem como uma forma de fomentar a construção de sistemas de esgotamento sanitário mais adequados e ecológicos. Trazendo mais qualidade de vida através do cuidado com os mananciais hídricos, das águas subterrâneas, cisternas e águas de consumo da população. Principalmente, ele é indicado para tratar águas dos vasos sanitários das residências que é onde se encontra o maior potencial de risco à saúde da população.” 

No total, foram cinco dias de aprendizado e construção coletiva. Além do aprendizado, o resultado foi a construção do primeiro Tanque de Evapotranspiração da comunidade de Pindaíbas, realizada no posto de saúde local. “Eu gostei muito desse curso e sempre quis instalar (o sistema) na minha propriedade, mas não depende só de uma pessoa. O vizinho também tem que fazer!Tem que ser no coletivo, porque não adianta uma pessoa deixar de poluir o lençol freático se o seu vizinho e os outros não fizerem. Fazendo de modo coletivo a gente vai ter um resultado bem significativo e positivo”, afirmou o morador do município de Pequi, Rildo da Costa. 

Esse foi o segundo curso de construção de Tanques de Evapotranspiração realizado pelo Senar em parceria com o Nacab, que deve ainda ser replicado em outras comunidades da Região 3 da bacia do rio Paraopeba. O primeiro foi realizado em dezembro de 2022 no município de Fortuna de Minas (MG), envolvendo as comunidades de Beira Córrego e Córrego de Areia.  

Assista ao vídeo do curso realizado em Fortuna de Minas

Executar os projetos do Anexo I.3

Um segundo objetivo do curso foi capacitar os moradores na expectativa que esses possam participar do detalhamento e trabalhar na execução de projetos de saneamento rural do Anexo I.3 do Acordo Judicial de Reparação Coletiva, gerando trabalhos e renda e aumentando a autonomia dessas comunidades.

O que é o Anexo I.3 do Acordo Judicial de Reparação?

Ele trata dos “Projetos para a Bacia do Paraopeba”. Ele prevê R$ 2.5 bilhões para serem aplicados em projetos de fortalecimento das políticas públicas em 25 municípios ao longo da Bacia do Paraopeba e região do Lago de Três Marias atingidos pelo desastre-crime da Vale.

A bióloga Cláudia Marques, da Comissão de Pequi, foi uma das participantes de formação.

Desde abril de 2021, quando foram elaboradas propostas voltadas para fortalecimento de políticas públicas nos municípios, previstos no Anexo 1.3 do Acordo, a pessoas de Pequi escolheram o tema do saneamento como uma necessidade para o município. Por causa disso, o tema foi priorizado pelas Instituições de Justiça para ser executado e atualmente está na fase de detalhamento, que precede sua execução pela Vale em parceria com os poderes públicos locais. 

 “O Tanque de Evapotranspiração é uma tecnologia social que tem sido cada vez mais utilizada para o tratamento de esgoto no meio rural e que está de acordo com todos os princípios do saneamento ecológico e da sustentabilidade que a gente tem abordado dentro do processo de reparação”, afirmou a Assessora de Qualidade da Água e Avaliação de Risco à Saúde da ATI Paraopeba Nacab, Thaíssa Jardim. 

Veja o álbum de fotos da oficina

2023-03-17 - Formação sobre esgotamento rural - Pindaíbas

Texto: Karina Marçal
Edição: Leonardo Dupin e Thaíssa Jardim
Fotos: Karina Marçal e Cláudia Marques

Categorias de conteúdo