NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Povos e Comunidades Tradicionais de Esmeraldas se fortalecem com diversas atividades 

Mês de maio foi marcado por participação em festejo, reunião e audiência pública no município

Durante o último mês de maio, importantes encontros foram realizados com os Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) do município de Esmeraldas. No dia 21 de maio, a ATI Paraopeba Nacab esteve presente na comunidade Córrego de Pedras, atingida pelo desastre crime da Vale, para acompanhar a tradicional festa de Nossa Senhora do Rosário.  

Festa de Nossa Senhora do Rosário acontece há mais de 100 anos em Córrego de Pedras

A Celebração, que acontece há 107 anos, teve início em 1917 enquanto promessa à Nossa Senhora do Rosário pedindo o livramento da gripe Espanhola, que causou muitas mortes em várias partes do mundo no século passado. Além da Guarda de Congo anfitriã, participaram também as demais guardas do município de Esmeraldas.  

Outra relevante atividade envolvendo os PCTs do município foi a visita de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE). A visita ocorreu no dia 11 de maio no terreiro Nzo Atim Kimbé Loyá – Esmeraldas, casa da Mãe Indoloyá.  

Mãe Indoloyá recebe representantes do Governo de Minas Gerais no terreiro Nzo Atim Kimbé Loyá

A atividade contou ainda com presença dos representantes dos Povos de Terreiro do município de Papagaios. O objetivo do encontro foi alinhar com a SEDESE sobre os processos de certificação dos terreiros junto ao Estado. Foi encaminhada a construção de um histórico dos espaços religiosos e a realização de um novo espaço em julho para a certificação. 

Ainda no mês de maio, aconteceu no escritório da ATI Paraopeba Nacab em Esmeraldas uma audiência pública promovida pela Casa de Cultura do município que contou com o apoio do Nacab. Participaram da atividade, além de agentes culturais de Esmeraldas, os PCTs que estão sendo acompanhados pela ATI Paraopeba Nacab.  

Povos e Comunidades Tradicionais participam de audiência pública promovida pela Casa de Cultura de Esmeraldas

No encontro foi realizada uma consulta voltada para a promoção artístico cultural do município, levando em consideração a diversidade cultural existente no território. Entre os temas discutidos no evento estão incentivos fiscais, apoio à produção cultural, facilitação do acesso à arte e reconhecimento de talentos regionais. 

Matéria: Marcio Martins
Fotos: Equipe Nacab
Edição: Raul Gondim 

Categorias de conteúdo