O Dia de Finados foi especial para a comunidade de São Sebastião do Bom Sucesso, distrito de Conceição do Mato Dentro, mais conhecido como “Sapo”. Pela primeira vez, a Paróquia do município celebrou uma Missa de Finados, no sábado, dia 2 de novembro, no cemitério da comunidade. Moradores e ex-moradores foram homenagear seus familiares sepultados no local e à tarde participaram da liturgia, que teve início às 15 horas.
A celebração atraiu adultos, jovens, crianças e idosos, sendo um importante momento de oração e fé. Foi também um momento de encontro entre vizinhos que estão se afastando, em consequência do desenvolvimento da mineração na região. A comunidade do Sapo é diretamente atingida pelas atividades minerárias da Anglo American, por estar próxima à mina da Serra do Sapo, de onde é extraído o minério comercializado. Devido aos impactos negativos sofridos, muitas pessoas têm negociado suas casas e terrenos com a mineradora e deixado a comunidade. O local hoje reflete um “esvaziamento”, já que poucas famílias ali permanecem.
Para Luciene da Silva Santos, que mora em Conceição do Mato Dentro, a missa foi um momento emocionante, em que ela lembrou com carinho do seu pai, avó e primos que estão enterrados no cemitério do Sapo.
Outras pessoas presentes também manifestaram seus sentimentos em participar da cerimônia:
Reportagem e fotos: Patrícia Castanheira
Edição: Brígida Alvim
Locução: Patrícia Castanheira e Rodrigo Teixeira
Equipe de Comunicação da ATI 39 Nacab