NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Projetos do pacote de resposta rápida têm início autorizado  

Aprovadas pelo Comitê de Compromitentes, as iniciativas preveem projetos de reparação na área socioeconômica, totalizando quase R$ 180 milhões

O Governo de Minas Gerais, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) aprovaram a execução de seis projetos que fazem parte do pacote de execução extraordinária, antigo pacote de resposta rápida, previsto no anexo I.3 do Acordo Judicial de Reparação, assinado em fevereiro de 2021.  Os projetos somam R$ 179.451.622,44 do valor do acordo e serão executados nas áreas de Saúde, Desenvolvimento Social e Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Apresentados para as comunidades em uma Live após a assinatura do acordo (assista aqui), os projetos foram detalhados pela Vale e submetidos à análise de uma Auditoria Socioeconômica, que se manifestou favorável ao início. É importante ressaltar que essas iniciativas não fazem parte do grupo de projetos que passaram pelo processo de Consulta Popular junto às comunidades e que correspondem à maior parte dos recursos do anexo I.3 do acordo. 

Nos 25 municípios atingidos (além de Brumadinho), os projetos do pacote de execução extraordinária visam o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, o Programa de Manutenção de Estradas Rurais, Trabalhos de Recuperação Ambiental e o Desenvolvimento Social. Veja abaixo: 

  • Programa de Manutenção de estradas rurais e trabalhos de recuperação ambiental – Fase A

    Ações para equipar as prefeituras dos municípios atingidos, pela aquisição e entrega de equipamentos destinados à manutenção das estradas rurais, como tratores, caminhões e outros, conforme a escolha e priorização de cada prefeitura municipal beneficiária.

  • Programa de educação profissional

    Oferta de até 650 vagas em cursos de qualificação profissional, para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que poderão promover a inserção em oportunidades de trabalho e a geração de renda nos municípios.

  • Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde

    Repasse de recursos aos municípios atingidos para fortalecer a Atenção Primária em Saúde, a partir da contratação de mais profissionais e qualificação de equipes e investimentos na estruturação e adequação de Unidades da Atenção Primária.

  • Promove Minas

    Repasse de recurso aos municípios atingidos para o fortalecimento de equipes multidisciplinares no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

  • Fortalecimento Rede Atenção Psicossocial

    Repasse de recurso a parte dos municípios atingidos para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), a partir da contratação de mais profissionais, qualificação de equipes e adequação das Unidades de Atenção Psicossocial. Na Região 3, serão contemplados os municípios de Esmeraldas e Pará de Minas.

  • Estruturação das Salas de Urgência

    Estruturação de uma sala de urgência nos municípios atingidos por meio da aquisição, entrega e instalação de bens, equipamentos e mobiliários.

Sobre a implementação dos projetos

Órgãos técnicos competentes elaboraram um conjunto de diretrizes a serem seguidas pela Vale, responsável por pagar e executar os projetos, para garantir que as normas específicas de cada política pública sejam observadas durante todo o processo de execução.  A auditoria será feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que irá fiscalizar prazos e custos previstos.  

Ainda no primeiro semestre de 2022, um segundo grupo de projetos, agora referente à Consulta Popular realizada em novembro de 2021, será detalhado pela Vale. Para saber mais, acesse www.mg.gov.br/pro-brumadinho e confira as ações e projetos em detalhes.  

Ouça esta notícia:

Matéria e narração: Marcos Oliveira
Edição: Raul Gondim

Categorias de conteúdo