NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

PTR: aprovada ampliação da poligonal de Beira Córrego, Retiro dos Moreiras, Assobio e Adjacências (Fortuna de Minas) 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou, em janeiro de 2023, a aprovação da nova poligonal que amplia os limites das comunidades de Beira Córrego, Retiro dos Moreiras, Assobio e Adjacências, em Fortuna de Minas, para participação no Programa de Transferência de Renda (PTR).  

As novas poligonais para inclusão das demais localidades do município, assim como do restante da Região 3, ainda seguem em análise pela fundação e pelas Instituições de Justiça. 

Mas o que são as poligonais?

As poligonais são os limites geográficos das comunidades que estão dentro da área de abrangência do PTR. A partir da delimitação da extensão territorial dessas comunidades, será possível definir quem poderá acessar o programa.

A aprovação de Beira Córrego, Retiro dos Moreiras, Assobio e Adjacências baseou-se em uma nota técnica elaborada pela ATI Paraopeba Nacab, que reuniu dados cartográficos, informações de documentos públicos oficiais e relatos de moradores para delimitar a área agora reconhecida pelo programa. Foram elaboradas notas técnicas de todos os municípios da Região 3, que aguardam aprovação por parte da FGV e das Instituições de Justiça. 

De acordo com a FGV, durante o mês de janeiro de 2023 será realizada uma força-tarefa para revisar os pedidos de inclusão no PTR que dependiam da aprovação da poligonal anunciada. O cadastramento das pessoas atingidas de Beira Córrego, Retiro dos Moreiras, Assobio e Adjacências ocorreu pela primeira vez em junho de 2022 e, desde então, as pessoas atingidas aguardam o pagamento.  

Confira abaixo comunicado divulgado pela FGV:

Para acompanhar as poligonais já anunciadas pela FGV, acesse: ptr.fgv.br/transparencia  

Para saber mais sobre o PTR, acesse:
www.nacab.org.br/ptr  

 

Categorias de conteúdo