Proposta de criação de uma câmara temática para tratar da reparação pelo desastre-crime da Vale, com a presença de pessoas atingidas, foi aceita pela Câmara Municipal
No dia 3 de maio, vereadores de São José da Varginha realizaram uma audiência pública na Câmara Municipal, para debater a luta pelo direito à reparação integral das pessoas atingidas e sobre os anexos do Acordo Judicial, celebrado em fevereiro de 2021.
O Nacab esteve presente para subsidiar a discussão com informação qualificada e, principalmente, esclarecendo dúvidas, tanto da população quanto dos representantes do poder público.
A audiência teve início com uma breve apresentação feita pelo gerente de reparação socioeconômica da ATI, Luciano Marcos Silva, sobre o papel da ATI no processo de reparação e de como tem sido feito esse trabalho ao longo desses três anos de atuação nos territórios.
A coordenadora de campo do escritório de Pará de Minas do Nacab, Luiza Monteiro, complementou a fala, fazendo referência a implementação do acordo de reparação coletiva, assinado entre Instituições de Justiça, Governo de Minas e Vale, que vem acontecendo o território.
Em seguida, a moradora da comunidade de Barra do Cassiano, Sara Ferreira, falou sobre os desafios da população atingida dentro desse processo de reparação e ressaltou a importância do diálogo entre pessoas atingidas, população local e poder público.
“Nós, atingidos, estamos por dentro de tudo que está acontecendo, embora isso seja muito vago para os vereadores e para São José Varginha. Tem muita coisa acontecendo por trás, e nós, atingidos, estamos buscando, observando e participando. Está sendo uma luta árdua, porque não é fácil”.
Após as falas da mesa, a discussão foi aberta aos presentes para sugestões e dúvidas direcionadas à equipe de especialistas do Nacab. A população presente aproveitou o espaço também para fazer questionamentos sobre as necessidades de melhorias em equipamentos públicos.
Câmara temática da reparação
Ao final, o vereador Gabriel Paulino, presidente da câmara, sugeriu a criação de uma comissão de vereadores para dar continuidade à discussão. A proposta foi complementada por mulheres atingidas de Esmeraldas que estavam presentes na audiência.
Elas trouxeram a experiência do seu município e propuseram a criação de uma câmara temática da reparação com participação das pessoas atingidas, a exemplo do que já ocorre em Esmeraldas.
A proposta foi acolhida pelos vereadores e será encaminhada internamente na Câmara Municipal de São José da Varginha.
Texto e fotos: Karina Marçal
Edição: Leonardo Dupin e Raul Gondim