Dentre as pautas discutidas esteve a análise do processo de outorga nº 9150/2018, da Anglo American Minério de Ferro, assunto de extrema importância para o andamento dos trabalhos da ATI 39. Além da população e dos membros do Comitê e do NACAB, a reunião contou com a presença de representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, a SEMAD, e da Superintendência Regionais de Meio Ambiente, a SUPRAM.
Foi discutida a possibilidade de acrescentar duas condicionantes ao processo de outorga, porém a proposta foi adiada para que os responsáveis possam estudá-las mais profundamente. Foram apresentados novos autos de infração e laudos, e foi concedido vista à SUPRAM, que até então desconhecia tais infrações, e prestará uma visita técnica às nascentes e comunidades afetadas. Representantes do CBH também avaliarão os locais.
Ao final da reunião foi exposta uma denúncia a respeito da instalação de um hidrômetro na comunidade do Turco. Um representante da empresa Anglo American justificou tratar-se apenas de um hidrômetro e contestou a obrigação da empresa de prestar contas sobre o fornecimento de água.