NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Romaria chama a atenção para os impactos do avanço da mineração na Zona da Mata mineira

A Romaria percorreu o centro de Teixeiras até Capela do Bom Jesus, onde foi realizada a missa do Dia do Trabalhador

O Nacab participou no dia 1ᵒ de maio, Dia do Trabalhador, da 31ᵃ Romaria das Trabalhadoras e Trabalhadores em Teixeiras (MG). O evento reuniu cerca de mil pessoas e teve como tema “Trabalhadoras e Trabalhadores com fome e sede de justiça lutam por libertação”.

A romaria foi organizada pela Arquidiocese de Mariana e contou com a participação de integrantes de diversas paróquias de cidades da região e de militantes de movimentos sociais e sindicais. Ela teve como objetivo chamar a atenção da população para a luta por direitos trabalhistas, bem como para os impactos danosos do modelo de mineração que avança sobre a Zona da Mata mineira. Ela percorreu o centro de Teixeiras até Capela do Bom Jesus, onde foi realizada a missa do Dia do Trabalhador.

Durante o percurso, muitos participantes fizeram uso do microfone para manifestar seu apoio à luta dos trabalhadores e trabalhadoras, além de denunciar os impactos negativos causados pela empresa Zona da Mata Mineração na exploração de magnetita na região.

A diretora do Nacab, Marluce Abduane, se pronunciando durante a audiência

A diretora do Nacab, Marluce Abduane, enfatizou a importância de conhecermos a realidade das pessoas atingidas: “Precisamos ter a sabedoria e assumir a integridade da terra como um lugar de enfrentamento do sofrimento e da injustiça. Precisamos voltar nossos olhos para realidade e incidir sobre ela, como parte de um movimento vivo de luta de classes. Precisamos interpretar essa realidade e, para isso, nada melhor do que visitar as comunidades afetadas e perceber tudo que mudou. Precisamos ouvir os nossos vizinhos e conhecer a nova e difícil realidade de conviver com as mineradoras”, enfatizou.

Texto: Luís Henrique do Carmo
Edição: Leonardo Dupin

Categorias de conteúdo