NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Romaria marca os 3 anos do crime que mudou a bacia do Paraopeba

Mais de 700 pessoas estiveram presentes no encontro em Brumadinho, que foi marcado por pedidos de justiça e união em busca da reparação integral

Nesta terça-feira, 25 de janeiro de 2022, completaram-se três anos do rompimento da barragem da Vale na Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. Um dia marcado por tristeza e esperança por justiça em uma grande Romaria, que contou com a participação de pessoas atingidas de diferentes municípios da Bacia do Paraopeba. Um momento de união para lembrar todas as vítimas atingidas por um dos maiores desastres-crimes do Brasil.  

O encontro, organizado pela Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário da Arquidiocese de Belo Horizonte em parceria com as Assessorias Técnicas Independentes (ATI) e movimentos sociais, contou com a participação de mais de 700 pessoas, segundo os organizadores.  

“A 3ª Romaria pela Ecologia Integral se orienta pela busca da memória continuada das vítimas do desastre-crime, que aconteceu em Brumadinho. E lembrar que esse é um crime que nunca devia ter acontecido e nunca mais pode acontecer. Também temos que lembrar da justiça! Não há reparação sem justiça”, destacou o bispo Dom Vicente Ferreira durante a abertura do encontro.  

Os participantes acompanharam uma missa celebrada pelo arcebispo Dom Walmor Oliveira e pelo bispo auxiliar Dom Vicente Ferreira em memória de todas as vítimas e, em seguida, acompanharam uma caminhada pelas ruas de Brumadinho. Os romeiros caminharam até o letreiro do município, localizado na entrada da cidade, onde acontece tradicionalmente homenagens às vítimas do rompimento. 

Estiveram presentes os representantes das três ATIs que atuam na Bacia do Paraopeba (Aedas, Guaicuy e Nacab). Ocoordenador da ATI Paraopeba Nacab, Flávio Bastos, se solidarizou com as famílias das vítimas do desastre e destacou a importância da luta das pessoas atingidas nos últimos três anos em busca da reparação.

“Hoje é um dia importante de memória em relação ao crime cometido pela Vale que vitimou tantas pessoas e provocou essa destruição ao longo do Rio Paraopeba. Mas é um dia também para celebrar a garra desse povo na luta por uma reparação justa e integral. Então é tempo de pensarmos um novo futuro para toda a Bacia, baseado na justiça, igualdade e distribuição das riquezas”, disse o coordenador.  

Participação

Além das famílias das vítimas fatais e moradores de Brumadinho, pessoas atingidas das outras regiões da Bacia do Paraopeba também estiveram presentes para manifestar o desejo de justiça e o fim da mineração predatória em Minas Gerais.  

“Quando a gente fala em celebrar pensamos sempre em coisas boas, mas hoje estamos celebrando um marco de tristeza. Nós estamos ficando doentes com essa luta. Quem vai olhar por nós? O que temos para contar é com a nossa união. Só assim conseguiremos avançar”
Hélia Baeça
Moradora da comunidade de Vista Alegre, Esmeraldas

Adilson Mariano Vieira, que representou a comunidade dos Rosas e Barrancão, no município de Florestal, acompanhou a 3ª Romaria e lembrou da importância da atuação das assessorias técnicas junto às comunidades que foram atingidas pelo alagamento do Rio Paraopeba neste mês de janeiro. 

“Com a ajuda da ATI, a gente conseguiu se organizar melhor na comunidade. Porque teve gente que realmente perdeu tudo. E se a gente não estivesse organizado há algum tempo, a gente não teria conseguido isso”
Adilson Vieira
Morador da comunidade dos Rosas e Barrancão, Florestal

Além de Hélia e Adilson, também estiveram presentes representantes dos municípios de Paraopeba, Caetanópolis, São José da Varginha e Fortuna de Minas que fazem parte dos 10 municípios que compõem a Região 3 da Bacia.    

Saudades
Foto: Bárbara Ferreira

A emoção tomou conta de quem participou da celebração e dos atos em memória das vítimas fatais. Durante a missa, foram distribuídas placas com os nomes das vítimas, que foram erguidas durante a celebração.

Já no ato das famílias, no letreiro da cidade, foi realizada uma chamada com o nome das 272 joias, como são chamadas pelos familiares. Também foram entregues buquês de flores aos familiares com uma foto do ente que teve a vida interrompida pelo crime.  

Foto: Bárbara Ferreira

Às 12h28, horário exato do rompimento da barragem, foram soltos 1.095 balões pretos, simbolizando os dias de luto até o momento, e outros 266 balões brancos simbolizando as vítimas que já foram encontradas. A organização do ato ainda deixou seis balões vermelhos presos ao letreiro para lembrar das seis pessoas que ainda não foram encontradas pelos bombeiros. 

Foto: Bárbara Ferreira
Foto: Bárbara Ferreira
Romaria online: memória, justiça, esperança

Antecipando a celebração do marco dos três anos do rompimento, na noite de segunda-feira (24/01), a ATI Paraopeba Nacab promoveu uma transmissão ao vivo, com a presença e relatos de pessoas atingidas das regiões de Esmeraldas, Pará de Minas e Paraopeba, representando a região 3 na luta pela justa reparação.  

Intitulada “Vozes da Região 3 em romaria – Memória, Justiça, Esperança”, a live reforçou a necessidade de que seja feita a justiça para as pessoas atingidas pelo crime da Vale. No fim da transmissão as pessoas foram convidadas a acender velas e continuar em romaria, como símbolo de luz e de que a vida vence a morte.

Em sintonia, todas e todos construíram uma grande rede e uma corrente de esperança, com o objetivo de iluminar as vidas de quem caminha junto e especialmente os corações e mentes daqueles que podem promover a justiça.  

live Vozes da Região 3 em Romaria – Memória, Justiça, Esperança está disponível na íntegra, em nosso canal no Youtube. Assista abaixo:

Ouça esta notícia:

Reportagem: Marcio Martins e Marcos Oliveira 
Fotos: Bárbara Ferreira
Narração: Marcos Oliveira
Edição: Leonardo Dupin e Raul Gondim 

Categorias de conteúdo