Moradores de São José do Arrudas, em Alvorada de Minas, renovaram a comissão de atingidos que representará a comunidade nas discussões sobre o possível alteamento da barragem de rejeitos da Anglo American. O objetivo é que possam se organizar para terem coesão e defenderem seus direitos perante a mineradora, pois caso a ampliação da barragem seja aprovada pelo estado, parte da comunidade estará em Zona de Autossalvamento (ZAS) e deverá ser reassentada.
A Comissão de Atingidos de São José do Arrudas foi renovada em Assembleia Geral, no dia 8 de maio, com acompanhamento da Assessoria Técnica Independente ATI 39 Nacab. Com aprovação da maioria, foram indicados nomes de 22 representantes, incluindo todas as regiões da comunidade. Nas próximas reuniões, será elaborado o Regimento Interno com regras para condução em todo processo.
Na ocasião, a equipe da ATI reforçou a importância de os moradores da comunidade participarem da audiência pública sobre o 2º Alteamento da barragem de rejeitos do sistema Minas-Rio, da Anglo American. As audiências serão realizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), no dia 21 de maio, às 18h, no Complexo Esportivo José Nicodemos da Silva, Centro de Alvorada de Minas. E, no dia 22 de maio, quinta-feira, às 18h, no Ginásio Poliesportivo de Conceição do Mato Dentro.
Ouça a notícia:
Reportagem: Patrícia Castanheira
Edição: Brígida Alvim
Comunicação ATI 39 Nacab