NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Solidariedade a dom Vicente Ferreira  

O Nacab se solidariza a dom Vicente de Paula Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e Secretário Geral da Comissão de Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O religioso, que há anos vem atuando no estado ao lado dos movimentos populares contra a mineração predatória e em defesa das comunidades atingidas, principalmente na bacia do rio Paraopeba, que foi atingida pelo crime da Vale em Brumadinho, foi ameaçado de morte enquanto celebrava Missa do Crisma na Paróquia São Caetano, na cidade de Moeda – MG.    

Essa ameaça, que partiu de um grupo da extrema direita, é um reflexo daquilo que estamos vivendo no país, com o crescimento do neofascismo que impulsiona o ódio e a intolerância política, aumentando os riscos contra a vida das lutadoras e lutadores sociais que levantam a voz pela justiça. O Nacab se soma a outras Organizações de Direitos Humanos que já publicaram Nota Pública, repudiando com veemência esta ameaça gravíssima a dom Vicente Ferreira  

Consideramos que esta é uma ameaça a todos e todas que lutam em prol dos direitos humanos. Coletivamente afirmamos: Dom Vicente, não vão calar a sua voz, porque a sua voz é coletiva. A sua voz ecoa as vozes de muitos e muitas. Seguiremos aqui, em luta contra as injustiças cometidas cotidianamente no estado e não aceitaremos que ameaças desse tipo sejam naturalizadas. Medidas protetivas ao bispo precisam ser tomadas. Além disso, exigimos investigação, julgamento e punição já!  

Estamos com você, Dom Vicente.  

Belo Horizonte, MG, 14 de novembro de 2022 

Categorias de conteúdo