NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Vereadores visitam Gondó antes de colocarem projeto de lei em votação

Como indicativo para votação do projeto de lei que trata sobre a delimitação da comunidade, presidente da Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro, Sidinei das Três Barras, marca audiência pública para a primeira quinzena de maio.

Durante a visita, participaram sete dos onze vereadores da Câmara Municipal de CMD. Entre eles, estiveram presentes: Ivete Otoni, Henrique Floriano, Tico do Silverio, Sidinei das Três Barras, Claudio Zoião, Baixinho da Tapera, Wander do Lain.
Durante a visita, participaram sete dos onze vereadores da Câmara Municipal de CMD. Entre eles, estiveram presentes: Ivete Otoni, Henrique Floriano, Tico do Silverio, Sidinei das Três Barras, Claudio Zoião, Baixinho da Tapera, Wander do Lain.

Na manhã de 14 de abril, atingidos de Gondó se reuniram com vereadores de Conceição do Mato Dentro e suas equipes de assessores, no escritório da ATI 39 Nacab na comunidade. O encontro foi solicitado por moradores junto à Câmara Municipal, para tratar do projeto de lei que propõe a delimitação territorial de Gondó.

Logo no início, o presidente da Câmara, Sidinei das Três Barras, explicou que “o projeto ainda não foi votado porque os vereadores decidiram ouvir a comunidade antes.” Segundo ele, a proposta já foi colocada para análise dos 11 vereadores, após a reunião realizada com atingidos e ATI, na Câmara, no dia 19 de março.

Durante a reunião, moradores relataram problemas enfrentados em decorrência dos impactos/danos da mineração, como: excesso de poeira e ruído, rachaduras nas casas, falta de água em quantidade e qualidade, dificuldade de acesso a serviços públicos e insegurança.

Além disso, relataram sobre os desafios que têm enfrentado nas negociações do plano de reassentamento, a ausência de documentação das terras, valores oferecidos que não condizem com a realidade imobiliária na região e exclusões da lista de elegibilidade da Anglo American.

“Colocaram poço artesiano lá em casa e deu problema de saúde. É alergia, diarréia e deu até pedra.”
Lia Pinto de Jesus
Atingida de Gondó
“Atingidos nós todos aqui somos, ou será que o rio Santo Antônio é tão milagroso assim que depois dele as pessoas não sofrem os impactos da mineração? Lá tem vida!”
Valter Peixoto
Atingido de Gondó

Ivete Otoni, vereadora e ex-vice-prefeita do município, contou que o projeto de lei sobre a delimitação de Gondó foi encaminhado pela Prefeitura, no mandato anterior, diante da sensibilidade e urgência do caso. “A prefeitura fez um projeto que abarca a região toda. O projeto será votado, mas a escolha final sobre o reassentamento deve ser dos moradores”.

Inclusão de localidade e votação

Durante a reunião, foi identificado que a Fazenda Amolar está fora do texto que trata do projeto de lei. Com isso, após os moradores solicitarem, os vereadores se comprometeram a incluir a localidade. Dessa forma, seis comunidades reivindicam reconhecimento da Anglo American para terem o direito de negociar. São elas: Retiro São Francisco, Solidão, Diamante, Buriti, Fazenda Paulista e Fazenda Amolar.

“Vamos construir um mapa e apresentar para a comunidade. É importante que estejam juntos na audiência pública”
Sidinei das Três Barras
Presidente da Câmara Municipal de CMD

Como encaminhamento da reunião, ficou acordada a realização de uma audiência pública na primeira quinzena de maio. Os vereadores se comprometeram também em solicitar à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana uma revisão do projeto de lei para incluir a Fazenda Amolar na delimitação de Gondó.

Outro ponto importante que surgiu durante a reunião foi a situação das estradas. Segundo os moradores, há crianças que precisam dormir na casa de parentes para conseguir pegar o ônibus escolar, já que o veículo não passa por falta de manutenção na via. O morador Valter Peixoto relatou:Não passa ônibus escolar aqui, pois não tem estrada boa”.  

Ouça a versão em áudio da reportagem:


Reportagem e fotos:
Silmara Filgueiras 
Locução:
Silmara Filgueiras
Edição:
Brígida Alvim
Comunicação da ATI 39 Nacab