Ecossistema de Cooperação e Transição Econômica avança na Região 3 com a construção de nova parceria
Aproximadamente 60 pessoas atingidas, acompanhadas pelo Nacab e Insea, conheceram no dia 01 de julho a fazenda experimental da Escola de Medicina Veterinária da PUC Minas, localizada no município de Esmeraldas. Ali, eles visitaram a área de criação e tratamento de gado leiteiro, onde puderam conhecer a estrutura e as tecnologias utilizadas na Fazenda Escola.
Também esteve presente no encontro o prefeito do município de Fortuna de Minas, Cláudio de Nicote, que acompanhou parte do encontro. Além de acompanhar a atividade, a prefeitura de Fortuna de Minas também financiou o transporte das pessoas atingidas do município.
A atividade faz parte do movimento Ecossistema de Cooperação e Transição Econômica e foi o primeiro passo para uma parceria entre a instituição de ensino e a ATI Paraopeba Nacab.
O Ecossistema de Cooperação e Transição Econômica é um movimento no qual diferentes atores somam forças para acelerar negócios de impacto que visam a transformação do território, através da ampla participação e fortalecimento de ações coletivas. Trata-se de uma experiência inovadora para construir projetos estratégicos, que vem acontecendo desde o mês de abril na Região 3 da bacia do Paraopeba (Esmeraldas, Florestal, Pará de Minas, São José da Varginha, Pequi, Maravilhas, Papagaios, Fortuna de Minas, Caetanópolis e Paraopeba).
Até o momento foram realizados três encontros do Ecossistema com ampla participação popular em intercâmbios. Eles são uma estratégia da ATI Paraopeba Nacab, juntamente com as comissões de pessoas atingidas, que busca fortalecer a luta pela reparação.
Próximo passo
Como encaminhamento do encontro, ficou acertado que os alunos da Escola de Medicina Veterinária irão até algumas propriedades atingidas pelo desastre-crime da Vale para assessorar os produtores da região, que buscam alternativas para melhorarem a produção.
“A Escola de Medicina Veterinária da Puc Minas passa a integrar o conjunto das entidades que dão apoio e suporte ao nosso ecossistema de desenvolvimento e cooperação”, destaca o Gerente da Reparação Socioeconômica da ATI Paraopeba Nacab, Luciano Marcos. “Essa visita teve caráter educativo, mobilizador e organizador dos diferentes grupos que estão se constituindo na Região 3. Grupos econômicos e produtivos que formam a cadeia de desenvolvimento que nós estamos chamando de Ecossistema de Transição e Cooperação”, completou.
No próximo sábado, 8 de julho, acontecerá o IV Encontro do Ecossistema de Transição e Cooperação no Sítio Esmeraldas, na comunidade de Vista Alegre, também no município de Esmeraldas.
Texto e Imagens: Marcio Martins
Edição de vídeo: Daniel Drummond
Edição: Leonardo Dupin e Raíssa Lopes