NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

GESTA UFMG – Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais

[vc_row row_height_percent=”0″ overlay_alpha=”50″ gutter_size=”3″ column_width_percent=”75″ shift_y=”0″ z_index=”0″][vc_column][vc_column_text]O Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais – GESTA, vinculado ao Departamento de Antropologia e Arqueologia da FAFICH/UFMG (sala 2001) e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa da Plataforma Lattes/CNPq, desenvolve desde o ano 2001 pesquisa, ensino e extensão dedicados à compreensão dos conflitos inerentes às diferentes racionalidades, lógicas e processos de apropriação do território vigentes em nossa sociedade.

O Grupo, de caráter interdisciplinar, é composto por alunos e pesquisadores de graduação e pós-graduação das áreas de Antropologia, Sociologia, Geografia, Direito e Ciências Socioambientais. A atuação do núcleo tem privilegiado a interface entre pesquisa e extensão buscando refletir sobre os processos hegemônicos de apropriação do território, ao mesmo tempo em que almeja uma ação transformadora no tocante à capacitação político-participativa de populações afetadas por lógicas excludentes de exploração da natureza.

O site do GESTA encontra-se no link a seguir, e na aba “Produções Acadêmicas” encontram-se os materiais produzidos pelo grupo, entre artigos, teses, monografias, relatórios e outros. Na aba “Notícias” é possível acompanhar informações sobre pesquisas e eventos sobre a temática abordada pelo grupo. 

Link: https://conflitosambientaismg.lcc.ufmg.br[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Categorias de conteúdo