NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

NACAB defende propostas por atingidos por barragens no Fórum de Governo da regional Caparaó

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O atual Governo de Minas Gerais dividiu o Estado em 17 partes, separadas por suas diferentes características e criou o conceito de Território de Desenvolvimento. Em cada um desses Territórios, será realizado um Fórum Regional, com reuniões presenciais que irão contribuir para o planejamento das ações de governo.

Diferentes grupos da sociedade estão sendo convidados para a participação nos Fóruns, incluindo representantes do Governo, de órgãos federais, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e de representantes do poder legislativo estadual e federal. Além, claro, de toda a sociedade civil organizada de Minas Gerais.

O NACAB tem acompanhado todo esse processo por acreditar que ele representa um avanço na gestão participativa e na democracia em nosso país. Esteve presente com sua equipe na primeira etapa que aconteceu no dia 15/08 na cidade de Manhuaçu e que reuniu cerca de 700 pessoas.

A segunda etapa do Fórum da regional Caparaó aconteceu no dia 02 de setembro, na cidade de Ponte Nova tendo reunido aproximadamente 650 pessoas, a maioria lideranças e representantes de organizações sindicais, movimentos e pastorais sociais. Nesta ocasião, o NACAB apresentou um conjunto de propostas em todos os cinco eixos de debates. As propostas foram construídas por amplo grupo de organizações que se reuniram anteriormente para debater os diversos problemas sociais do território e construir as propostas.

Dentre as propostas relacionadas aos atingidos estão o incentivo ao uso dos lagos de hidrelétricas para produção de peixes em tanques-rede, o incentivo ao repovoamento da ictiofauna nativa nos rios de Minas além da implementação das políticas públicas previstas na lei 12.812/98 que busca implementar a política de assistência social nas comunidades atingidos por barragens.

As propostas foram votadas e colocadas em ordem de prioridade. Elegeu-se uma comissão de representantes das microrregiões para dar continuidade ao debate e aprimoramento das mesmas.

De acordo com a comissão organizadora, haverá uma outra etapa em dezembro para que seja dado o retorno de quais propostas devem ser cumpridas a curto, médio e longo prazo. O local ainda não foi definido.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_gallery el_id=”gallery-257990″ type=”carousel” medias=”691,692,693,694″ carousel_lg=”3″ carousel_md=”3″ carousel_sm=”1″ gutter_size=”3″ carousel_interval=”3000″ carousel_navspeed=”400″ stage_padding=”0″ single_overlay_opacity=”50″ single_padding=”2″][/vc_column][/vc_row]

Categorias de conteúdo