NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

NACAB firma convênio para implementação da UC do Rio Piranga

Na noite da última quarta-feira, 12, a equipe do NACAB esteve em Ponte Nova para a assinatura de um convênio com a prefeitura de Ponte Nova para implementação da Unidade de Conservação (UC) do Rio Piranga.

A UC foi criada em 2008 por lei municipal que declara o trecho do rio que percorre o município de Ponte Nova como monumento natural e patrimônio paisagístico e turístico do município. Dessa forma, em sua modalidade monumento natural, além de vedar expressamente a construção de usinas hidrelétricas em todo o trajeto municipal do curso d´água, essa lei confere proteção jurídica de maior intensidade à essa parcela do rio.

De acordo com Leonardo Rezende, assessor jurídico do NACAB “essa unidade de conservação é inédita no país, pois na verdade é a ideia de preservar o rio para que ele possa ter a função não só de abastecimento de água, mas possa ter o potencial turístico exercido em sua plenitude. Aliás depois que ela foi criada outras UC’s seguiram seu modelo como em Santa Catarina, Paraná e São Paulo.”

Dentre as ações que serão de responsabilidade do NACAB estão a busca de apoio da sociedade para a unidade bem como doações e recursos para a sua implantação.

“A gente fica satisfeito com essa iniciativa do NACAB e temos também a possibilidade de estar buscando acessar o fundo de meio ambiente daqui, encaminhando projetos bem fundamentados teremos recurso disponível sim. Até para começar a fazer um estudo preliminar pra ver qual vai ser a melhor área para delimitar essa unidade de conservação.” afirma Lucas Mattos Martins – gestor do Parque Natural Municipal Tancredo Neves – Passa Cinco.

Caberá agora ao município de Ponte Nova construir o Plano de Manejo da Unidade de Conservação para que se possa dar início às medidas práticas de conservação do rio e ao uso do seu potencial turístico.

Categorias de conteúdo