A ATI 39 Nacab realizou, no dia 15 de abril, um encontro com as comunidades Água Quente, Passa Sete, Beco e São José do Jassém, na quadra esportiva desse distrito. O objetivo foi ouvir moradores na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem da Anglo American sobre suas percepções e dúvidas em relação aos projetos para os reassentamentos, que estão sendo desenvolvidos pela empresa de arquitetura contratada da mineradora.
A equipe da ATI relembrou as etapas do Plano de Reassentamento e aspectos definidos no Acordo, dando destaque ao tamanho das casas, aos modelos construtivos e a importância da participação da comunidade na elaboração dos projetos. De forma prática e didática, a equipe abordou sobre os materiais apresentados na “1ª Oficina para a construção participativa dos projetos dos reassentamentos coletivos e novos lares”, em área urbana e rural, realizada pela empresa UrbCo, nos dias 18 e 20 de março.

Para facilitar a compreensão, foram desenhadas no chão da quadra representações das plantas das casas de 95 metros quadrados, sendo uma rural e outra urbana. Assim, a ATI buscou mostrar para as pessoas atingidas o tamanho real das casas, a organização dos cômodos, as áreas de circulação e outros detalhes.


Como encaminhamento, a ATI enviou um ofício para a Anglo American e empresa Urbco, com os principais apontamentos, dúvidas e solicitações das pessoas atingidas sobre os projetos construtivos. Está prevista para a última semana de abril outra rodada de oficinas da Urbco, com acompanhamento da ATI Nacab, que depois fará outro encontro com as comunidades, para explicar e traduzir a linguagem técnica para a realidade das famílias.

Ouça a reportagem:
Reportagem: Georgyanne Sena
Edição: Brígida Alvim
Fotos: Josiane Guimarães
ATI 39 Nacab