NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

A Região 3

A Região 3 da Bacia do Rio Paraopeba é é formada pelos municípios de Caetanópolis, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Maravilhas, Papagaios, Pará de Minas, Paraopeba, Pequi e São José da Varginha.

É uma região marcada pela diversidade, ao reunir um conjunto de comunidades e municípios com características bem distintas entre si, em dimensões sociais, econômicas, culturais e ambientais. Parte dessas distinções se devem ao modo pelo qual cada localidade foi historicamente constituída a partir do movimento dos bandeirantes que desbravaram o estado em busca de ouro e pedras preciosas e, posteriormente, da diversificação das atividades econômicas decorrente da ampliação da urbanização e do processo de industrialização. 

Ao compartilharem a característica de serem margeadas pelo rio Paraopeba e terem suas organizações territoriais fortemente marcada pela dinâmica dos diferentes e múltiplos usos de suas águas e de seus afluentes, em toda sua biodiversidade, a região se unifica como parte da bacia hidrográfica. Decorre dessa relação, entre os usos e sentidos das águas do rio e o processo histórico de surgimento das cidades, a expressiva presença de comunidades negras e quilombolas, fundadas a partir de laços de parentesco e vizinhança, e da relação com a terra e o rio, e que mantém um forte sentimento de pertencimento à localidade. 

Porém, emerge também nesses territórios, o lado urbano, mediado por serviços e por diferentes interesses e relações, que perpassam moradores locais, trabalhadores e visitantes. Fortemente ocupada por atividades de lazer, que envolve toda uma cadeia relacionada à pesca, aos atrativos naturais, como trilhas e cachoeiras, assim como sítios de temporada, e atrativos culturais como Folias, Congados, festivais religiosos, de músicas, a região sempre movimentou a presença de turistas. 

A produção de horticulturas, agropecuária, avicultura e diversos cultivos, realizada em sua maioria em pequenas propriedades rurais, bem como sítios, também se faz presente. Assim como algumas grandes propriedades e indústria, especialmente, ligadas à extração, marcadamente areia e ardósia, definindo a expressiva característica dos setores de serviços e comércio locais. 

Dados sobre território e população da Região 3

Diagnóstico populacional e socioeconômico da Região 3