NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Eleitos representantes das comunidades para monitorar reassentamento 

No dia 10 de fevereiro de 2025, as comunidades Água Quente, São José do Jassém, Passa Sete, Beco e localidades que estão na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem da Anglo American se reuniram com o Nacab em Assembleia Geral, em São José do Jassém. Na ocasião, houve a escolha e eleição de representantes das comunidades para o Comitê de Monitoramento, que irá acompanhar as ações de execução do Plano de Reassentamento.  

Antes da escolha, Josiane Guimarães, analista jurídica da ATI Nacab, explicou para as pessoas atingidas sobre o Regimento Interno do Comitê de Monitoramento do Reassentamento das Comunidades da ZAS e as principais funções dos membros. “O objetivo principal do Comitê de Monitoramento é estar envolvido diretamente nas discussões sobre o Plano de Reassentamento, apresentar propostas, acompanhar e monitorar a implementação”, esclareceu.

Josiane explicou que além de representantes das comunidades localizadas da Zona de Autossalvamento, o comitê será composto por membros da Anglo American e dos municípios de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas. Já o Ministério Público de Minas Gerais será convidado permanente, com direito à voz e sem direito a voto.  Após discussão sobre as atividades e a importância de as pessoas atingidas terem voz no processo, as comunidades votaram seus representantes para o Comitê de Monitoramento, da seguinte forma:  

Água Quente: Flávia Lilian Santos Costa e Judite Reis de Carvalho.  
Passa Sete: Elizete Pires de Senna, Lucinéia Teixeira da Silva e Silmara Marcelina Silva. 
São José do Jassém: Tânia Rodrigues da Lomba, Ivanilde Pacífica Neves e José Maria da Silva;  
Beco: José Miguel Rodrigues Silva, José Adilson Miranda e Silva, Lucinéia Teixeira da Silva e Lúcio de Matos

“Estou muito ansiosa, mas ao mesmo tempo feliz de saber que nossa comunidade confia no trabalho dos representantes. Eu torço para que de agora em diante tudo ocorra bem e da melhor forma."
Ivanilde Pacífica
Eleita para representar São José do Jassém no Comitê de Monitoramento

Terreno para Reassentamento 

Durante a Assembleia, houve discussão sobre o terreno apresentado pela mineradora para o reassentamento em Conceição do Mato Dentro. O coordenador técnico da ATI Nacab, Guilherme Bongiovani, relembrou as áreas que já haviam sido aprovadas em assembleia para o reassentamento: a área A, prospectada para o reassentamento urbano em Alvorada de Minas e a área B, para reassentamento rural em Alvorada de Minas. Ele também apresentou as áreas descartadas e as justificativas dada pela Anglo American. “Conforme apresentado pela mineradora, a avaliação dos terrenos ocorreu em duas etapas. Na 1ª etapa foram 30 imóveis analisados e descartados por topografia inadequada, indisponibilidade negocial, incompatibilidade de uso por questão ambiental e passivos legais. Já na 2ª etapa, oito imóveis avançaram para análise, porém, foram descartados em estudo técnico realizado pela empresa Ferreira Rocha.”

Após discutir e questionar sobre a falta de opções de escolha para a área de reassentamento rural em Conceição do Mato Dentro, a comunidade votou em suspender a decisão sobre o único terreno apresentado pela Anglo American, no Tijucal.  A comunidade solicita que a mineradora apresente novas áreas no município e que esclareça dúvidas em relação ao Tijucal, como se há interesse minerário.  

Jadir Rodrigues, morador do Beco, refletiu: A Anglo American está retirando as pessoas de suas casas, mas o apresenta opções e não estamos tendo solução. Só o homem do campo conhece a terra. A Anglo tem que dar a chance para o homem do campo cuidar da sua terra”. 

“Precisamos pensar bem nas coisas que vão nos servir no futuro. O que virá para nossos filhos e netos daqui em diante? Somo seres humanos e precisamos ser mais unidos, temos que ter a sensibilidade para participar e lutar para a Anglo American não fazer o que ela quiser”
José Maria
José Maria da Silva
Eleito um dos representantes de Jassém no Comitê de Monitoramento do Reassentamento

Termo de Participação  

A analista jurídica Josiane Guimarães orientou que a Anglo American a partir de terça-feira, dia 11, até 21 de fevereiro, estará nas comunidades colhendo assinaturas para o Termo de Participação das famílias que já finalizaram o cadastro para o reassentamento.

Josiane apresentou o termo e explicou que ele marca o início do planejamento das negociações e futuras ações do Plano de Reassentamento e que a opção pela modalidade de reassentamento não é definitiva, podendo ser alterada no momento da negociação. 

Indenização pelo toque indevido da sirene 

A coordenadora territorial da ATI na ZAS, Hellen Margarida Silva, informou sobre a lista que foi protocolada pela Anglo American nos autos da Ação Civil Pública que trata dos danos individuais homogêneos, constando nomes de quem receberá a indenização pelo acionamento indevido da sirene de emergência da barragem, em janeiro de 2020.

Ela explicou que a ATI enviou um ofício ao Ministério Público solicitando informações sobre os critérios dessa lista, que tem gerado muitas dúvidas e reclamações entre as pessoas atingidas, mas que até o momento não houve respostas. Hellen também contou que na reunião online realizada no dia 7 de fevereiro com a ATI, o Comitê Representativo das comunidades decidiu solicitar à Anglo American que realize uma reunião na comunidade para explicar melhor sobre o assunto. 

Reportagem e fotos: Georgyanne Sena 
Edição: Brígida Alvim 
Locução: Georgyanne Sena 
Comunicação da ATI 39 Nacab