NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

ATI 39 Nacab realiza 3ª capacitação interna

A Assessoria Técnica Independente – ATI 39 Nacab realizou nos dias 19 e 20, a 3ª capacitação interna que está prevista no Plano de Trabalho 2021/2023. O treinamento tem como objetivo reforçar as especificidades do plano, o comprometimento com os prazos e o alcance dos objetivos previstos.  O espaço formativo foi realizado no escritório da ATI no Sapo, distrito de Conceição do Mato Dentro. Além dos técnicos que já compunham a equipe da ATI 39, também estavam presentes os novos colaboradores selecionados através do edital nº 001/2022.

A capacitação da equipe aconteceu durante os dias 19 e 20 de julho. No primeiro dia a coordenadora geral Maria José de Souza deu as boas-vindas aos novos componentes da equipe, apresentou a atuação, o escopo, a metodologia e o propósito da assessoria técnica. Além de destacar a importância da participação dos/as atingidos/as no controle social da ATI .

O segundo momento de capacitação foi ministrada pela coordenadora executiva Rafaela Maldonado que enfatiza “o intuito é analisarmos as ações previstas para o cumprimento dos objetivos da ATI, e como estão sendo desenvolvidas na prática, possibilitando identificar melhorias necessárias. Também é importante para discutirmos a organização interna do trabalho, a partir da troca de experiências entre as equipes, de forma a melhorarmos a apresentação para os atores externos, do trabalho que acontece em campo”. Além disso, a coordenadora também ressalta “as capacitações internas são atividades vinculadas ao plano de trabalho e acontecem para manter as equipes sempre

atualizadas e integradas sobre as atividades da ATI, em busca de aperfeiçoamento para a execução da assessoria técnica aos atingidos”, conclui.

“A capacitação cumpriu muito bem seus objetivos, pois conhecemos o escopo geral de atuação da ATI, alcançamos uma visão integral do processo e tiramos dúvidas específicas sobre nossas funções. A  atividade também serviu para conhecermos toda a equipe e realizarmos um trabalho integrado entre todos os colaboradores, tanto os que já estavam na equipe, quanto nós, que estamos chegando. Agora estamos mais seguros para desempenharmos nossas atividades dentro do plano de trabalho”, declara Marcos Paulo Resende, novo membro da equipe ATI 39 Nacab  que assumiu a secretaria executiva.

A equipe ATI 39 Nacab após a 3ª capacitação interna se mostra ainda mais disposta e preparada para continuar cumprindo o objetivo geral que é construir, manter, viabilizar e acompanhar a efetiva, ampla e informada participação das comunidades Água Quente, Passa Sete, São José do Jassém, Itapanhoacanga, São José do Arruda, São José da Ilha, Taporoco, Turco, Cabeceira do Turco, São Sebastião do Bom Sucesso (Sapo) e Beco em todos os planos, programas e ações de responsabilidade do empreendedor nos termos da condicionante 39 da Licença Prévia e da Instalação da Etapa III do empreendimento Minas-Rio da Anglo American.

Texto: Bruna Daniely

Fotos: Miguel Araújo

Previous
Next

Categorias de conteúdo