NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

A vida depois do rompimento: histórias de quem não pode esperar

Série de áudios informa pessoas atingidas sobre atuação do Nacab em relação às demandas emergenciais para a Vale

De abril a junho, a ATI Paraopeba Nacab compartilhou a série ‘A vida depois do rompimento’, produção da própria assessoria técnica, que a partir de histórias em áudio, com situações cotidianas, informou sobre como as pessoas devem agir em relação às demandas emergenciais junto à Vale, o papel da ATI Paraopeba Nacab, quais as formas de contato disponíveis e as etapas deste processo. 

Após o rompimento da barragem da mina em Córrego do Feijão, a Vale foi ordenada a solucionar, de forma imediata, problemas urgentes das pessoas atingidas pelo desastre-crime, como a falta de água e silo para os animais. Mais de três anos depois, a população atingida da Região 3 do Paraopeba relata vários danos emergenciais ainda não solucionados pela mineradora.  

De acordo com Mateus Soares, especialista da ATI Paraopeba Nacab responsável por acompanhar essas demandas, a ideia para as histórias em áudio surgiu da necessidade de conversar sobre um assunto complexo, mas de forma acessível. “Este tema envolve o entendimento dos fluxos de acolhimento, tratamento e encaminhamento de demandas; e o papel de cada um dos atores neste fluxo. Para deixarmos um tema tão complexo adequado para a comunicação popular, buscamos inspiração nas antigas radionovelas”, contou. 

Ao perceber a maior identificação das pessoas atingidas com o relato de situações e casos concretos, a opção por trabalhar as demandas emergenciais com histórias mostrou-se a alternativa mais eficaz. “É uma forma mais lúdica e próxima da realidade das pessoas. Contar histórias foi uma estratégia de comunicação popular para criarmos identidade e entendimento no território”, revelou Mateus. 

A expectativa do Nacab com a áudio-série é o maior entendimento dos processos e responsabilidades sobre as demandas emergenciais. “Quais os critérios? O que a ATI Paraopeba NACAB pode fazer? Quem resolve a demanda? A ampliação do entendimento dessas e outras questões, além da difusão desse conhecimento entre os próprios atingidos, estão entre as expectativas, para que as pessoas tenham mais segurança e assertividade no encaminhamento de suas demandas”, concluiu Mateus. 

Se você conhece alguém que passa por isso ou ficou a curiosidade em conhecer essas histórias, ouça e compartilhe os episódios desta série em áudio, informando sobre como cobrar ações da mineradora e contar com a ajuda da ATI Paraopeba Nacab.

Os episódios estão disponíveis abaixo:

Episódio 3 – Cercaram a propriedade e não sei o que fazer
Episódio 4 – Como saber se a estrutura da minha casa não está ameaçada?
Episódio 5 – Como agir em relação a problemas de saúde e assistência social?
Episódio 6 – Os animais da fazenda não estão bem e precisam de ajuda

Ficha técnica áudio-série “A vida depois do rompimento”

Organização e edição da áudio série: Mateus Soares e Raul Gondim 
Roteiros, direção, técnica e edição: Marcos Oliveira 
Vozes: Germana de Mello, Juliana Marques, Luiz Carlos Oliveira, Marcos Oliveira, Maria Eurídice Pinheiro e Thales Viote 
Ilustrações de divulgação: Fabiano Azevedo 
Distribuição digital: Raíssa Martins Lopes

Matéria: Marcos Oliveira 
Edição: Raul Gondim 

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