NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Comunidades da ZAS assinam acordo com a Anglo American para reassentamento 

Foi assinado, no dia 4 de abril, o Termo de Acordo Preliminar (TAP) para reassentamento das comunidades situadas na zona de autossalvamento (ZAS) da barragem de rejeitos da Anglo American, entre os municípios de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas. Construído com a participação de integrantes das comunidades e assinado por eles, o acordo lista as premissas e diretrizes para a construção do Plano de Reassentamento Coletivo. O documento também foi assinado pelas outras partes e intervenientes: a mineradora Anglo American, as Prefeituras de Conceição do Mato Dentro e de Alvorada de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais e a Assessoria Técnica Independente (ATI) Nacab. 

A assinatura pelas comunidades ocorreu em Assembleia realizada na Escola de São José do Jassém, após a validação do texto final e conferência da inclusão de observações feitas por elas, em revisão no dia 26 de março, e das últimas mudanças propostas pelo município de Conceição do Mato Dentro nesta semana. O documento dá início aos blocos temáticos de debates com as comunidades para a construção do Plano de Reassentamento Coletivo – o primeiro bloco deverá ser agendado na semana que vem. E, a partir deste sábado, o cadastramento das famílias será iniciado pela Anglo American e empresas contratadas, com o acompanhamento da ATI. 

Participação e diálogo

Revisão e validação do TAP, durante Assembléia de 4 de abril

A construção do TAP, com efetiva participação popular e diálogo com a Anglo American, demonstra maturidade e protagonismo das comunidades. Água Quente, Passa Sete e São José de Jassém, situadas à jusante da barragem de rejeitos, lutam há mais de dez anos pelo reassentamento. A determinação de que localidades em ZAS devem ser reassentadas, de forma preventiva, passou a ser prevista na Lei Estadual Nº 23.291/2019 – Mar de Lama Nunca Mais. Com a assinatura do TAP, as comunidades estão mais perto de alcançar este direito. 

“Destaco como enorme ganho a participação ativa e direta das famílias nos debates e construção desse documento. Essa negociação para reassentamento de comunidades em zona de autossalvamento (ZAS) é uma novidade, certamente um dos primeiros casos em Minas Gerais. O TAP é muito importante, porque permitirá o avanço da construção coletiva e negociada do Plano de Reassentamento, o que esperamos que ocorra de forma a atender às reais necessidades e os direitos das famílias”, avalia José Ignácio Esperança, coordenador jurídico da ATI 39 Nacab. 

A participação do poder público é mais um ganho, pois reassentamentos anteriores feitos pela mineradora na região não envolveram os municípios e as famílias ainda enfrentam problemas de acesso a serviços como tratamento de água, manutenção das estradas e assistência à saúde. “O envolvimento dos municípios nos diálogos e compromissos firmados, de forma antecipada ao reassentamento, é fundamental e visa a assegurar o acesso das famílias às políticas públicas”, completa José Ignácio Esperança. 

O coordenador jurídico também destaca que a função de mediar as negociações entre pessoas atingidas e a mineradora, assumidas pelo promotor de Conceição do Mato Dentro, Caio Dezontini, com auxílio dos assessores da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), Luiz Tarcízio Gonzaga de Oliveira e José Ourismar Barros, foram fundamentais para proposta e construção do TAP.  

Etapa vencida

Assembleia de moradores da ZAS com a ATI Nacab

“Essa é uma vitória das comunidades, que vem de uma sentença judicial conquistada por vocês. Então, vocês venceram mais uma etapa!”, disse ao público durante a Assembleia das comunidades, Hellen Margarida da Silva, coordenadora territorial na ATI 39 Nacab. Ela se referiu à sentença judicial da Comarca de Conceição do Mato Dentro, de setembro de 2023, que determinou à Anglo American construir e executar um Plano de Reassentamento Coletivo das comunidades da ZAS, com a participação delas.  

Na Assembleia, além de aprovar o TAP, a maioria dos presentes optou pela assinatura coletiva para representar às comunidades. Assim, o documento recebeu 16 assinaturas de pessoas atingidas.

“Estamos confiantes de que esse acordo será concretizado e que a Anglo cumpra tudo o que se compromete nele. Agora é seguir os passos e ficar de cima para que as coisas aconteçam. Que não só uma comunidade, mas as três sejam reassentadas em conjunto. É o início de uma longa jornada, que a gente acredita que vai dar certo!”
Judite Reis de Carvalho
moradora de Córrego Teodoro em Água Quente
“Acho que esse acordo está sendo muito bom, porque antes a Anglo estava enrolando e fazendo do jeito dela. Muita gente foi reassentada e não conheço ninguém que esteja satisfeito. Acredito que agora vai ser diferente, porque estamos tendo ajuda do Ministério Público e da ATI Nacab. É informação que o povo tá tendo, que antes não tinha”.
Valdéris José de Oliveira
herdeiro de propriedade no Beco, junto com os irmãos
“Todo mundo de Passa Sete tem que sair, porque está correndo risco próximo à barragem. Assinei esse acordo porque é uma coisa que não tem como correr, a gente tem que ser reassentado”.
José Rodrigues da Silva
morador de Passa Sete
“Nosso interesse é acompanhar e apoiar esse processo. O Termo está bem elaborado e passa segurança, ainda mais que teve a participação da comunidade em peso na elaboração dele. Esperamos que as famílias sejam reassentadas aqui mesmo, no município, para não perdermos nosso povo, nossa identidade.”
Valter Antônio Costa
prefeito de Alvorada de Minas

Início dos cadastros

Conforme previsto no TAP, com a assinatura deste documento, o cadastramento das famílias iniciará já neste sábado, dia 6 de abril. Para autorizar o cadastro, os moradores deverão assinar um Termo de Consentimento aplicado pela mineradora, onde também respondem se desejam ter o acompanhamento da ATI Nacab durante o cadastramento. As equipes de aplicação do cadastro contratada pela Anglo American, que foram apresentadas para as comunidades no dia 1º de abril, estarão disponíveis na Escola de São José do Jassém.

Reportagem e Fotos: Brígida Alvim e Patrícia Castanheira 
Comunicação ATI 39 NACAB

Categorias de conteúdo