NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Fé e tradição em São José do Jassém 

Festa de São Sebastião reforça resistência e união em comunidade que aguarda reassentamento coletivo

No final de janeiro de 2024, a comunidade de São José do Jassém, em Alvorada de Minas, realizou a Festa de São Sebastião, considerada sua maior festividade nos dias atuais. Mesmo com a apreensão da espera por um reassentamento coletivo (devido à proximidade da barragem de rejeitos da mineradora Anglo American), as famílias atingidas participaram da programação, expressando sua fé, tradição e vocação de reunir e celebrar. 

Cavalgada saindo do Beco. Foto: Arquivo família Lomba

Foram onze dias de festejo, iniciados com novena, bingo e sorteios. No sábado, 27 de janeiro, foi realizada a 18ª Cavalgada de São Sebastião. O ponto de partida foi na comunidade Beco, onde cavaleiros e o público comeram feijão tropeiro e costela assada, para terem sustância no trajeto. Fomos até Jassém, cerca de doze quilômetros em estrada de terra. Mais de 70 pessoas cavalgaram, entre homens, mulheres, adultos, crianças e idosos. Ainda houve quem acompanhasse atrás, de carro. Foi um passeio tranquilo e agradável, em que fomos conversando e, às vezes, paramos. Por isso levamos quase duas horas no trajeto, mas foi muito bom! A benção aos cavaleiros foi dada pelo padre, na Capela de Jassém. Houve também levantamento do mastro e fogos, conta Dolores Campos da Lomba, festeira deste ano.   

Missa na Capela Nossa Sª Imaculada Conceição, em Jassém

No domingo, 28 de janeiro, foram encerradas as celebrações em homenagem a São Sebastião. O dia começou com procissão dos fiéis, da ponte do rio até a Capela, seguida de missa, realizada pelo padre Adão. Depois, foi servida uma deliciosa galinhada no salão paroquial e mais tarde houve leilão de bezerros, doados por produtores da região. 

“Foi muito bonita a festa! Tenho muita fé em São Sebastião e em todos os santos, mas primeiramente em Deus. Neles me apego, porque fico muito preocupada com a barragem. Tem uma sirene perto da minha casa, mas estou com 81 anos e problemas de saúde. Não consigo correr se ela apitar”.
Maria Aparecida Pacífico
moradora de Jassém
“A Capela tem 162 anos e eu tenho satisfação em cuidar dela e ajudar nas festas, como a tia Milinha, que era quem cuidava antes e me ensinou. A festa foi ótima! Deu tudo certo, como programado. Veio muita gente e o pessoal participou bastante. Além de quem mora fora e volta a Jassém nessa época, recebemos gente de todo o entorno, como Beco, Saraiva, Córrego Teodoro, Peão, Rio do Peixe, Passa Sete, Água Quente, São José da Ilha, entre outras comunidades”.
Maria das Dores Lomba (Tia Dôra)
responsável pela Capela de Jassém

Organização da festa

A iniciativa de realizar a Festa de São Sebastião em 2024 foi assumida por Dolores, filha do senhor Aureliano da Lomba, como forma de honrar um desejo do pai, que faleceu há um ano. “Meu pai foi festeiro em 2014, aos 90 anos de idade, e dizia que iria repetir o feito aos 100 anos. Seria neste ano e, como ele não está mais aqui, eu quis fazer por ele”, conta. 

Para colocar a ideia em prática, Dolores convidou sua prima Rosa. E, como moram em outras cidades, elas iniciaram a organização à distância. Cuidaram da programação, marcaram missa, arrecadaram recursos, contrataram cozinheiras para as comidas servidas na festa. Na semana anterior ao início do festejo, elas chegaram a Jassém para cuidar da decoração das ruas e capela, dos últimos preparativos e seguir a programação.

As festeiras Rosa e Dolores Lomba
“Foi muito legal, a comunidade participou e contribuiu para que a Festa acontecesse. Começamos em setembro, mandando fazer camisas e colocando à venda. Depois iniciamos a Lista de Contribuições, que foi passada para arrecadar fundos. De tudo que arrecadamos, 40% são destinados para cobrir os custos da festa e o restante para a Igreja. Antes esse fundo era aplicado em reformas e melhorias da Capela da comunidade, mas nos últimos anos, por causa da possibilidade de reassentamento, a Paróquia não está mais autorizando fazer intervenções aqui”.
Dolores Campos da Lomba
Festeira (realizadora) da Festa de São Sebastião
“Fiquei bem feliz, porque deu tudo certo, não tivemos nenhum contratempo. Fé, tradição e família é o que nos move. E a Festa é um momento de encontro e união. Se houver um reassentamento coletivo de Jassém e lá tiver uma capela, acredito que essa festa vá continuar, porque as pessoas querem seguir com seus valores e tradições.”
Rosa Maria Ribeiro da Lomba
Festeira (realizadora) da Festa de São Sebastião

Reportagem e fotos: Brígida Alvim 
Comunicação ATI 39 Nacab 

Confira fotos da Missa de São Sebastião, na Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição, em São José de Jassém, no dia 28/01/2024:

Ouça essa notícia:

Narração: Rodrigo Teixeira e Patrícia Castanheira

Categorias de conteúdo