NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Parceria com a PUC Minas auxilia produção pecuária de comunidades atingidas

A iniciativa, que integra as ações do Ecossistema de Transição e Cooperação da Região 3 da bacia do Paraopeba, reuniu cerca de dez estudantes e trinta produtores rurais em intercâmbio na comunidade de Córrego de Areia 

No último sábado, 2 de setembro, aconteceu em Córrego de Areia, no município de Fortuna de Minas, uma atividade de troca de saberes e experiências entre agricultores familiares da comunidade e estudantes do projeto Gestão Pecuária da PUC Minas. A atividade é um desdobramento das parcerias firmadas através do Ecossistema de Transição e Cooperação da Região 3 da bacia do Paraopeba, que tem servido de base para a organização das comunidades atingidas para a transição econômica no território.

Veja abaixo o álbum de fotos da atividade

Parceria com a PUC Minas auxilia produção pecuária de comunidades atingidas

O objetivo do projeto Gestão Pecuária é que a PUC Minas possa auxiliar agricultores familiares atingidos com conhecimentos técnicos para a melhoria da qualidade e produtividade da pecuária leiteira. A iniciativa, que pretende se estender para mais comunidades da Região 3, teve início na comunidade de Córrego de Areia, no município de Fortuna de Minas, justamente pela existência já consolidada de um grupo de produtores leiteiros, que se organizam através da associação comunitária local.

“Esse projeto é de assistência ao pequeno produtor, ao agricultor familiar, que é o mais prejudicado em todo esse processo de atingimento. O pequeno produtor não tem condições de arcar com o custo de um veterinário, de um agrônomo, um zootecnista. Então, esse projeto vem para melhorar a gestão da propriedade e o manejo de qualidade”
Juliano Barbosa
Membro da associação comunitária de Córrego de Areia e integrante da Rede de Atingidos da Região 3 da bacia do Paraopeba

Universidade em campo pela reparação

Outra estratégia associada a essa parceria é a sua contribuição para a construção dos projetos previstos no Anexo 1.1 do Acordo Judicial de Reparação. Este anexo prevê a realização de projetos de reparação socioeconômica por demanda das próprias comunidades, além do fornecimento de linhas de crédito e microcrédito para empreendimentos locais. A ideia é unir a sabedoria popular das comunidades ao conhecimento técnico da PUC Minas, estimulando a cooperação para execução do anexo. 

"Essa experiência é muito importante, pois traz a universidade para o campo e é quando os alunos buscam o conhecimento prático do dia a dia dos produtores. Isso melhora a qualidade do aprendizado e da produção nas comunidades atingidas, que tiveram sua produção impactada, diminuída ou mesmo paralisadas pelo rompimento da barragem.”
Miryam Belo
Analista multidisciplinar da ATI Paraopeba Nacab

A expectativa é de que a atividade em Córrego de Areia seja apenas o início de um trabalho que possa se expandir para outras comunidades atingidas, estimulando a cooperação e a autonomia econômica em toda a Região 3, por meio da melhoria da produção pecuária. Além das visitas às propriedades, estão previstas também a realização de palestras, oficinas e encontros.

Cobertura e texto: Karina Marçal
Edição: Raul Gondim

Categorias de conteúdo