NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Região 3 da Bacia do Paraopeba promove primeiro encontro  com Entidade Gestora do Anexo 1.1 

Reunião entre Cáritas e pessoas atingidas é marcada por diálogo e compromisso de participação efetiva em todo o processo do anexo 1.1

Cerca de 150 pessoas, entre representantes dos 10 municípios da Região 3 e membros da ATI Paraopeba Nacab, participaram do primeiro encontro com a Cáritas-MG, instituição que, junto com ANAB, Conexsus e Instituto E-Dinheiro, formam a Entidade Gestora do Anexo 1.1 – “Projetos de Demandas das Comunidades Atingidas”.

O encontro aconteceu no município de Fortuna de Minas e foi o primeiro momento de troca de informações e levantamento de dúvidas entre as pessoas atingidas da Região 3 da Bacia do Paraopeba e a Entidade Gestora para a construção e validação do Plano de Trabalho, a ser apresentado no final de maio. A Rede dos Atingidos da R3 apresentou a organização das comunidades e comissões que formam a região e a importância da construção em conjunto durante todo o andamento do Anexo 1.1. 

“Esse primeiro encontro foi muito importante porque ele estabelece a forma com que vamos nos relacionar com a Entidade Gestora. A expectativa e as constatações que tivemos aqui são ótimas, já que a Cáritas se mostra uma entidade extremamente aberta e, em todas as falas, deixaram claro que não abrem mão da participação das pessoas atingidas nos processos decisórios do Anexo 1.1. Assim todas as regiões ganham com essa relação”
Rogério Giannetti
membro da Rede de Atingidos da R3, representando Fortuna de Minas

O secretário regional da Cáritas MG, Samuel da Silva, falou sobre o conjunto de entidades e a importância de cada uma na execução do Anexo 1.1. Samuel lembrou aos participantes que neste momento os encontros servem para a consolidação do Plano de Trabalho, tarefa que deve ocorrer ao longo de 90 dias. Sendo aprovado, esse plano será aplicado nos primeiros dois anos de atuação da Cáritas como Entidade Gestora. Durante esse período, a instituição vai gerir R$ 300 milhões, o que corresponde a 10% do valor total do anexo 1.1 previsto no Acordo de Reparação.  

“Nós estamos aqui com a Região 3 começando esse processo de diálogo e de participação das pessoas. Nesse primeiro momento nos foi apresentado a realidade e um pouco da conjuntura da R3. Nós acreditamos é no processo que pense o território a partir das discussões coletivas e participação efetiva das pessoas. O que a gente espera é que no final desses 90 dias a gente tenha uma proposta realmente desenhada com a participação das pessoas atingidas”
Samuel da Silva
Secretário Regional da Cáritas MG

As pessoas atingidas levantaram dúvidas, colocaram sugestões e apontaram alguns desejos de como esperam que aconteça o processo de aplicação do anexo. Entre os principais temas de discussão do dia, destacam-se o pedido para que todas as instituições que formam a Entidade Gestora estejam presentes nas reuniões de elaboração do Plano de Trabalho, além da dúvida sobre como será a divisão dos recursos entre as regiões atingidas.   

Próximos encontros

O calendário das próximas atividades com a Entidade Gestora também foi apresentado. Para abril, estão previstos dois encontros: no dia 10, para as pessoas atingidas da Bacia, em Florestal, e no dia 13, em Paraopeba, para os PCTs. O planejamento é que sejam realizados, no total, quatro encontros na Região 03 até o Encontro Inter-Regional, que se realizará nos dias 18 e 19 de maio para apresentação da proposta definitiva do Plano de Trabalho, e que deve contar com a participação das 5 regiões atingidas ao longo da Bacia do Rio Paraopeba. 

A ATI Paraopeba Nacab acompanhou o primeiro encontro com a Entidade Gestora e vem dando todo o suporte que as pessoas atingidas necessitam, para que a participação efetiva de fato aconteça.

“Esse anexo, que trata dos projetos das demandas das comunidades, era o mais esperado pelas pessoas atingidas. E hoje nós estamos dando início a uma série de encontros que vai definir o plano de trabalho da Entidade Gestora. Nós contribuímos na organização desse espaço que tem o protagonismo da Rede de Atingidos, que é a instância regional da Região 3, e a ideia é que a gente saia daqui com a garantia da participação das pessoas atingidas”
Marília Fontes
Coordenadora da ATI Paraopeba Nacab

Clique aqui e veja a transmissão do primeiro encontro com a entidade gestora.

Texto: Marcio Martins
Imagens: Karina Marçal 
Edição: Fabiano Barroso

Categorias de conteúdo