Assista abaixo
“A Vale tem um projeto de morte, e nós temos um projeto de vida.”
Confira no vídeo a íntegra da Carta Aberta das Pessoas Atingidas da Bacia do Paraopeba e Lago de Três Marias. Fruto das discussões e construção coletiva de pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Vale, movimentos sociais e entidades em defesa dos direitos humanos, o documento reúne reivindicações para as Instituições de Justiça.
Dentre outros pontos, a população atingida exige a participação efetiva nas ações do acordo de reparação e protagonismo na gestão do Anexo I.1.
Assista ao vídeo lançado pela três 3 Assessorias Técnicas Independentes (Aedas, Nacab e Guacuy) que apresenta síntese dos debates que foram realizados durante o Encontro de Atingidas e Atingidos da Bacia do Paraopeba e Lago de Três Marias, nos dias 11 e 12 de junho de 2022.
O vídeo traz a voz de diversas pessoas atingidas das cinco regiões, das Assessorias Técnicas, dos movimentos, grupos e organizações sociais atuantes nestes territórios.
O encontro encerra uma etapa da consulta popular sobre a gestão e governança do Anexo I.1 e dos próximos passos do Sistema de Participação.
“Exigimos participar de tudo que esteja voltado para a reparação, para garantir a retomada e melhoria das condições de nossas vida”.
Na última semana de abril e durante toda a primeira quinzena de maio de 2022, pessoas e comunidades da Região 3 da Bacia do Rio Paraopeba se mobilizam em reuniões para saber mais sobre o anexo 1.1 do acordo judicial, assinado entre o Governo de Minas, a Vale e as Instituições de Justiça.
Nos encontros foram debatidas as propostas de um Sistema de Participação Popular para as ações do Acordo como um todo, e de uma governança popular na implementação do anexo 1.1, que tem orçamento de R$3 bilhões para investimento em projetos das comunidades atingidas nas regiões das bacias do rio Paraopeba e do Lago de Três Marias.
Saiba mais sobre essas propostas e confira relatos de reuniões realizadas no Shopping da Minhoca, comunidades de Esmeraldas e Fortuna de Minas no vídeo!
Confira a vídeo-reportagem produzida pela Assessoria Técnica Independente (ATI) Paraopeba Nacab sobre o segundo encontro presencial entre lideranças das comissões da Região 3 da Bacia do Paraopeba, que debateu o anexo 1.1 do acordo assinado por Instituições de Justiça, Vale e Governo de Minas.
O anexo 1.1 prevê a construção de ações e projetos para a reparação socioeconômica dos territórios atingidos. Organizado pela ATI Paraopeba, o evento foi bem produtivo e seguiu protocolos de saúde para prevenção de covid-19.
No 1º dia de setembro de 2021, foi realizado o terceiro encontro entre Nacab e lideranças das 21 comissões do território para pensar e discutir propostas para o anexo 1.1 do acordo de reparação. Este anexo trata sobre projetos de demandas das comunidades atingidas.
Confira a vídeo-reportagem sobre o evento e entrevistas com os participantes. Representantes das comissões contam sobre os debates e a proposta construída coletivamente, falam sobre os danos sofridos pelas suas comunidades e também sobre as expectativas e planejamentos para o futuro.